Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico do 1º B Log Sl

No ano de 1993, visando aperfeiçoar as ações de logística em sua área de jurisdição, o Comando Militar da Amazônia propôs ao Alto Comando do Exército a criação de novas Unidades, com a finalidade de aperfeiçoar o apoio de suprimento às suas Brigadas de Infantaria de Selva.

Como decorrência dessa proposta, a Portaria Ministerial Nr 085 - Reservada, de 25 de outubro de 1993, criou, a contar de 1º de novembro do mesmo ano, a 1ª Base Logística, com sede em Boa Vista/Roraima, destinada a prestar o apoio logístico às atividades administrativas e operacionais da 1ª Brigada de Infantaria de Selva no Estado de Roraima.

A pedra fundamental da construção da 1ª Base Logística foi lançada pelo Excelentíssimo Senhor General de Exército JOSÉ SAMPAIO MAIA, então Comandante Militar da Amazônia, em 28 de janeiro de 1994, com a presença do General de Brigada ANTÔNIO APARÍCIO IGNÁCIO DOMINGUES, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e do Major de Intendência REGINALDO TRINDADE LISBOA, primeiro Comandante da OM, dando início à construção de seu aquartelamento.

1historico

Visita ao Canteiro de Obras – Maio 1994 Gen Bda Aparício – Cmt 1ª Bda Inf Sl com o Maj Lisboa – Cmt 1ª Ba Log (Da esquerda para a direira da foto ) Fonte: Livro Histórico OM

Inicialmente, a 1ª Base Logística ficou instalada em dependência da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, local onde realizou a sua primeira incorporação, em 07 de março de 1994. Porém, com os sucessivos aumentos de tarefas, efetivos e chegada de novos materiais, fez-se necessária a ampliação do espaço, obrigando, em 25 de abril de 1995, que a OM fosse transferida para a área do seu atual aquartelamento, ocupando provisoriamente o Pavilhão do Depósito de Suprimento Classe I, naquela época, ainda em construção.

2historico

 

Aspecto da Construção da 1ª Obra Dep Sup – Maio 1994 Fonte: Livro Histórico OM

3.1historico

Aspecto da Construção da 1ª Obra Dep Sup – Maio 1994 Fonte: Livro Histórico OM

Passada mais de uma década, após constante e crescente demanda pelo apoio logístico por parte da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, foi solicitada aos comandos enquadrantes a ampliação da Unidade. Esta ação traduziu-se na inclusão da OM na Estratégia Braço Forte do Exército Brasileiro, de 28 de maio de 2009 e na iniciativa do Comando Militar da Amazônia (CMA), em 2010, de encaminhar ao Estado Maior do Exército (EME) diversos estudos ratificando a insuficiência das estruturas de apoio logístico do Comando Militar de Área e, em particular, da 1ª Bda Inf Sl.

Aprovada a ideia do Projeto de Transformação da 1ª Ba Log em 1º B Log Sl, que constou do Planejamento Estratégico do Exército (PEEx) 2015-2018, o Comandante do Exército, por intermédio da Portaria nº 026, de 16 de janeiro de 2014, transformou a 1ª Base Logística em 1º Batalhão Logístico de Selva, a contar de 1º de fevereiro de 2014, dando início a reestruturação do Comando da Unidade.

4historico

Transformação da 1ª Base Logística em 1º Batalhão Logístico de Selva, em Fevereiro de 2014 Fonte: Livro Histórico OM

Quanto ao alinhamento de sua Missão, a implantação do 1º B Log Sl veio atender:
- À demanda do PEEx 2015-2018;
- Objetivo Estratégico do Exército (OEE 8) - Implantar um novo e efetivo Sistema Logístico Militar Terrestre;
- Da Estratégia 8.1. - Implantação da nova estrutura logística do Exército;
- Da Ação Estratégica 8.1.1. - Adotar uma estrutura logística flexível, adaptável, modular, elástica e sustentável, capaz de prestar o apoio logístico na medida certa e no tempo oportuno. (Prontidão Logística).

Coerente com a Concepção de Transformação do Exército, a nova OM está organizada de modo a atuar no contexto das operações no amplo espectro, segundo as Bases para a Transformação da Doutrina Militar Terrestre, para que em quaisquer situações, sejam implementados dentre outros, os conceitos de “flexibilidade”, “adaptabilidade”, “sustentabilidade”, “elasticidade”, “modularidade”, “organização por tarefa”, “centralização das estruturas” e a “descentralização seletiva dos meios disponíveis”, com o uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).

A composição de meios de apoio logístico será dimensionada de acordo com a missão da força a ser empregada, bem como da área de atuação, de maneira a disponibilizar ao elemento apoiado o adequado módulo logístico, caracterizando a “logística na medida certa”.

Assim, ficou estabelecido o conceito da Missão do 1º B Log Sl: “o 1º Batalhão Logístico de Selva, orgânico da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, cuja área de responsabilidade abrange o Estado de Roraima, deve prover apoio e serviços, de modo a assegurar a liberdade de ação e proporcionar amplitude de alcance e de duração às operações da Brigada, além de formar o reservista de 1ª categoria e contribuir para o desenvolvimento regional”.

Concebido para prestar o apoio logístico cerrado às Unidades da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o 1º B Log Sl cumpre suas missões em processo de implantação e melhoria constante, buscando formatar a atividade fim da OM, num contexto mais restrito e amparado pelos macroprocessos da Organização, ficando caracterizado pela sua missão síntese, descrita pela tarefa de: “operar a logística de Manutenção, Transporte e Suprimento, aperfeiçoando o poder de combate da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e contribuir para o desenvolvimento regional”.

Neste histórico, observa-se a concepção em estado d’arte do 1º Batalhão Logístico de Selva, “O Pioneiro da Amazônia Ocidental”, visando ampliar a capacidade operacional da Logística de Transporte, Suprimento e Manutenção do Exército, na área do Comando Militar da Amazônia, especificamente em todo o Estado de Roraima, dotando a 1ª Bda Inf Sl de mais uma OM valor batalhão, oriunda da transformação da 1ª Base Logística e com a capacidade efetiva de maximizar seu poder de combate.

1° B Log Sl em 2019.

DSC 0014

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página