APOIO CONJUNTO
No período de 6 a 20 de dezembro de 2023, o 1º Batalhão Logístico de Selva, Batalhão Capitão Phellipe Sturm, recebeu missão de apoio ao conjunto em manutenção, coordenada pelo Comando Logístico (COLOG). Esse suporte faz parte do processo de maximização do poder de combate da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, iniciativa do Exército Brasileiro para fortalecer a capacidade militar terrestre no extremo norte do País. Os esforços empreendidos nesse período foram executados por integrantes do 1º B Log Sl e de outras oito organizações militares (OM) do Exército Brasileiro, incluindo o 12º Parque Regional de Manutenção (Manaus-AM), a Chefia de Material (Brasília-DF), o 16º Batalhão Logístico (Brasília-DF), o 5º Parque Regional de Manutenção (Curitiba-PR), o 9º Batalhão Logístico (Santiago-RS), o Arsenal de Guerra de São Paulo (São Paulo-SP), o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (Rio de Janeiro-RJ) e o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento (Rio de Janeiro-RJ).
A colaboração não se restringiu apenas ao esforço logístico, mas foi peça crucial no processo de capacitação e aprimoramento da função logística manutenção do 1º Batalhão Logístico de Selva. As manutenções preventivas e corretivas realizadas nas viaturas e armamentos da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, envolvendo a troca de fluidos, a manutenção dos sistemas elétricos, a verificação e substituição de peças danificadas, a limpeza dos tanques de combustíveis, dos tubos dos canhões, das lunetas e da parte ótica dos armamentos contribuíram diretamente para a prontidão operacional da Grande Unidade.
Como resultados positivos do apoio, destacam-se a disponibilização de 06 (seis) Viaturas Blindadas de Reconhecimento EE-9 “CASCAVEL”, de 02 (duas) Viaturas de Transporte Especializado Socorro, de 01 (uma) Viatura de Transporte Especializado Porta Container, de 01 (uma) Viatura de Transporte Especializado “Munck”, de 06 (seis) Obuseiros 105mm L118 Light Gun e de armamentos leves de diversos calibres.
Ainda dentro desse contexto, o de maximizar o poder de combate da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, inclui-se a construção da Companhia de Manutenção do 1º Batalhão Logístico de Selva. Com recursos dos programas estratégicos Amazônia Protegida e Forças Blindadas, a obra, já em andamento, entregará dois pavilhões de manutenção e um pavilhão de alojamentos, adicionando novas capacidades, como as de realizar a manutenção de 2º escalão das viaturas blindadas do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado e dos obuseiros do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva.
A Concepção Estratégica do Exército Brasileiro baseia-se na obtenção das capacidades e competências para os marcos temporais de 2022 e 2035, e orienta o processo de transformação a ser conduzido, dentre outros, pelo vetor da logística militar terrestre. O apoio ao conjunto do Comando Logístico e a construção da Companhia de Manutenção são aplicações práticas dessa concepção necessária à execução das funções logísticas, nas diversas situações de emprego, de modo a se obter a necessária prontidão logística. Dessa forma, o 1º Batalhão Logístico de Selva, organização militar logística pioneira da Amazônia Ocidental, prossegue com o seu compromisso de defesa da Pátria no setentrião norte, apoiando sempre. ESTAMOS PRONTOS!