TOMADA DE MONTE CASTELO
Na Segunda Guerra Mundial, após o afundamento de navios mercantes, o governo brasileiro viu-se forçado a entrar em guerra com a Alemanha, antigo parceiro comercial.
Foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embarcou para a Itália a partir de junho de 1944. A mais violenta batalha vivida pela FEB foi a conquista de uma elevação que dominava rotas terrestres importantes para os aliados: Monte Castelo. Entre novembro de 1944 e fevereiro de 1945, foram cinco ataques por tropas brasileiras e norte-americanas contra os adestrados defensores alemães. Além da presença de tropas alemãs veteranas, a topografia da região favorecia muito os defensores.
Somente no dia 21 de fevereiro de 1945, a FEB, comandada pelo marechal Mascarenhas de Morais, obteve a vitória. Quatrocentos e vinte e três combatentes brasileiros foram mortos, feridos ou aprisionados na difícil operação.
A conquista abriu caminho para que os aliados avançassem para o norte, contribuindo para a rendição alemã em maio de 1945.